quinta-feira, 17 de março de 2011

GPH - GRUPOS DE PAIS DE HOMOSSEXUAIS





E-Jovem

GPH - GRUPOS DE PAIS DE HOMOSSEXUAIS


Grupo E-jovem firma parceria com o Projeto Purpurina


"Foi uma aproximação de ambas as partes," comenta Deco Ribeiro, fundador do Grupo. "Desde o primeiro encontro do Projeto Purpurina, dia 1o. de julho, vários E-jovens de São Paulo se animaram com a idéia de frequentar um espaço onde pudessem trocar experiências, tirar dúvidas sobre sexualidades e fazer amigos. Quando a Edith me pediu ajuda na divulgação do Projeto, de imediato ofereci todo o nosso apoio.
Edith é Edith Modesto, fundadora da Associa-
 ção, também chamada de GPH - Grupo de PAis de Homossexuais. "Nós agradecemos todo o apoio que o E-jovem puder nos dar e faremos o mesmo com o E-jovem. Eu admiro muito e há muito tempo o trabalho do Grupo," afirmou ela, ao firmar a parceria entre os dois grupos.
Mesmo antes dessa parceria, o E-Sampa - Grupo E-jovem em São Paulo, já orientava seus membros a frequentarem o Projeto Purpurina todo mês. "Agora mais ainda!", afirma Dan Araújo, um dos coordenadores do E-Sampa. "A idéia é alternarmos os encontros do E-Sampa com os do Purpurina, pra que as datas nunca coincidam e os jovens paulistanos sempre tenham uma atividade a cada 15 dias pelo menos."
"Pelo menos os jovens poderão interagir nesses espaços sem preocupações e sem serem intimidados por seguranças, como acontece em vários encontros em shoppings da capital," diz Deco Ribeiro, citando os Shopings Santa Cruz e Tatuapé.
Projeto Purpurina 
Criado pelo GPH, Grupo de Pais de Homossexuais, ONG presidida pela escritora Edith Modesto (foto) que tem como objetivo aproximar pais de seus filhos gays, porém realizado pelo AGPH, Amigos do Grupo de Pais de Homossexuais, em parceria com a CADS, Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, com o CR, Centro de Referência de São Paulo, e com a DECRADI, Delegacia de Crimes Raciais e Delitos da Intolerância, o Projeto Purpurina, como foi batizado, visa atingir a integração da população jovem gay paulistana, focando em adolescentes e jovens de 13 a 23 anos.
Os encontros, que ocorrerão sempre no primeiro domingo do mês, das 15hs às 19hs, acontecem na Rua Rodésia, 213. Neles, os jovens poderão conversar sobre assuntos de seu interesse com a participação de especialistas convidados, além de participar de programa descolados como programas musicais, passeios e filmes. No próximo encontro será exibido uma entrevista do programa Oprah com o ex-governador gay de New Jersey, comentada por Edith Modesto e pelo psicólogo Klecius Borges.
Os encontros têm transporte gratuito (sinalizada com o nome do projeto) desde o Metrô Vila Madalena até o local, às 15hs, 15h30 e 16hs, oferecida pela CADS. Chegando lá, os convidados e participantes receberão lanchinhos dos orgazinadores.
Sala lotada na estréia do Purpurina 
O início do Projeto foi um sucesso. A estréia contou com a presença de 56 participantes, sendo que 42 deles eram jovens de 14 a 23 anos - o público alvo do projeto. "Infelizmente a casa foi pequena para a quantidade de pessoas, mas mesmo assim todos afirmaram terem gostado muito", relatou Edith Modesto. O próximo encontro está marcado para o dia 05 de agosto, no mesmo local.
Histórico 
O GPH - Grupo de Pais de Homossexuais é uma ONG cujo objetivo básico é aproximar os pais de seus filhos homossexuais.
No entanto, em seus quase 10 anos de existência, teve de se adaptar para trabalhar também com os(as) filhos(as) que nos procuram todas as semanas, interessados em saber como conversar com suas mães e seus pais, buscando apoio e solidariedade.
Assim nasceu a idéia do Projeto Purpurina, com o apoio do GPH, mas entregue para a realização do AGPH - Amigos do Grupo de Pais de Homossexuais, cujos integrantes são nossos filhos e seus jovens amigos
Público Alvo do Projeto Purpurina: Adolescentes e jovens (13 a 23 anos) gays e lésbicas (que se reúnem em Shoppings e na Alameda Itu, em São Paulo.)
Local dos encontros: Rua Rodésia, 213 - Vila Madalena - São Paulo
Quando: 05 de agosto de 2007, domingo, das 15 às 19 horas.
Objetivos fundamentais: Aproximar os filhos homossexuais de seus pais
Objetivos diretos e indiretos: Aumentar a auto-estima dos jovens GLBTTTs, tornando-os menos vulneráveis a perigos como o uso de drogas e a exposição às DSTs e Aids.

Atividades que serão desenvolvidas nos encontros:
- Fazer amigos (socialização)
- Conversar sobre assuntos do interesse dos jovens homossexuais (escolha deles), com a
participação de especialistas convidados - oficinas
- Participar de atividades lúdicas: cinema, música, teatro, atrações em geral passeios
(monitorados por coordenadores e facilitadores do AGPH)
- Distribuição de lanche para os participante e sorteio de brindes
Responsabilidades
O Projeto Purpurina terá o apoio e a coordenação geral do GPH - Associação Brasileira de
Pais e Mães de Homossexuais - e será desenvolvido pelo AGPH - Amigos do GPH sob a
responsabilidade de seus coordenadores e facilitadores, capacitados pelo GPH.
Apoio
CADS - Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual; CR - Centro de Referência de
São Paulo - CADS; IPS – Instituto Papel Solidário; Conselho Tutelar da Sé; Grupo E-jovem de
Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados
Patrocínio
O Projeto Purpurina não tem nenhum tipo de ajuda externa e está sendo desenvolvido
somente com doações de pais do GPH e filhos do AGPH.

Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais (www.gph.org.br)
CNPJ: 7 993 541/0001-11
Edith Modesto - presidente
www.gph.org.br
maes-de-homos@uol.com.br
(11) 3031 2106

GPH - GRUPOS DE PAIS DE HOMOSSEXUAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.