quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas de comunicacao com a familia, com amigos e na escola para evitar LESBOFOBIA, HOMOFOBIA e TRANSFOBIA - Amores Possíveis e o combate à homofobia

Dicas de comunicacao com a familia, com amigos e na escola para evitar LESBOFOBIA, HOMOFOBIA e TRANSFOBIA - Amores Possíveis e o combate à homofobia
http://vimeo.com/6485269


Homossexualidade, heterossexualidade, bissexualidade, transsexualidade? Apesar dessas diferentes orientações sexuais existirem desde que o mundo é mundo, ainda é um tabu discutir esse assunto. Nas escolas e nas famílias, os jovens encontram preconceito e omissão ao falar sobre diferentes formas de amar. O Câmara Ligada não se ausenta da discussão e abre espaço para o tema.

Para conversar conosco, participam do programa o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e os convidados Fábio Ribeiro, Vice-Presidente do Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania, da Bahia e Wanderson Flôr, professor de filosofia da Universidade de Brasília. Animando o papo, o grupo Chico Corrêa & Eletronic Band, de João Pessoa.

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comenta os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e discute a ampliação dos direitos de homossexuais. Uma das questões polêmicas é a classificação legal da homofobia como crime. Segundo o deputado, uma das principais barreiras para a votações desse assunto é a pressão da bancada religiosa.

Já Fábio Ribeiro fala sobre as dificuldades que as famílias têm de aceitar gays e lésbicas. Apesar disso, ele é otimista. E relata o que aconteceu com ele quando contou à mãe que era homossexual. Diz que no começo sofreu uma forte repressão, mas depois conseguiu reconstruir em casa um ambiente harmônico.

Quanto à questão da escola, o professor Wanderson Flôr acredita que os educadores precisam prestar mais atenção na postura dentro da sala de aula para evitar piadinhas e outras atitudes preconceituosas.

Chico Corrêa & Eletronic Band entrou no palco cantando: “eu vou amar. Vou amar não sei a quem. Quem ama é quem vive bem. Ninguém vive sem amar....”. Chico Corrêa, líder do grupo, fala da homofobia dentro do ambiente da música.


Blog
Neste programa, o jovem universitário Arthur Gouveia atualizou o blog do Câmara Ligada durante a gravação. No blog são encontradas informações de bastidores e indicações de leitura sobre o tema do programa (camaraligada.com.br).

Escolas participantes: CEF 17 – Ceilândia; Colégio Cem Ave Branca; Centro Universitário UNIEURO; Universidade Católica de Brasília; e Universidade Estadual Goiás – Unidade de Uruaçu.

SOBRE A BANDA CHICO CORREA E ELETRONIC BAND
O grupo paraibano Chico Correa e Eletronic Band existe desde 2003. Com um som difícil de se classificar, seu repertório mistura ritmos populares do Nordeste com música eletrônica, jazz, trip hop, afrobeat, rock, dub, entre outros. Neste mosaico sonoro, instrumentos tradicionais como baixo e percussão tocam juntos com samplers, scratches e arranjos computadorizados.

Tamanha originalidade musical levou a banda a participar de diversos festivais de música em todo o País. O disco da banda lançado em 2006 já foi baixado quase cem mil vezes através do site japonês Bumblefoot, onde o disco foi disponibilizado para download gratuito. Os fãs de animação também puderam conferir no festival AnimaMundi de 2008 o clipe da música “Lelê".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.